quarta-feira, 30 de junho de 2010

Nutrição e cirurgia bariátrica

Após a cirurgia bariátrica, que tem como objetivo principal a melhora da qualidade de vida através da perda de peso, a nutrição tem um papel importante porque a quantidade e o tipo de alimentos a serem consumidos devem ser limitados.


O objetivo do acompanhamento nutricional é buscar o bem estar físico e emocional, através da seleção dos alimentos que contenham os nutrientes mais saudáveis e que estejam adequados às necessidades de cada indivíduo para que a rápida perda de peso não leve à desnutrição.

De maneira geral, a principal mudança na alimentação após a cirurgia é uma diminuição importante na quantidade de alimentos consumidos diariamente devido a redução do estômago. Porém, outros cuidados com a alimentação são fundamentais. Pode-se dividir o cuidado com a alimentação em cinco fases após a cirurgia:

1º fase – fase da alimentação líquida: esta fase compreende as duas primeiras semanas após a cirurgia e caracteriza-se como uma fase de adaptação. A alimentação é liquida e constituída de pequenos volumes (em torno de 50 ml por refeição) e tem como principal objetivo o repouso gástrico, a adaptação aos pequenos volumes e a hidratação. Como conseqüência da alimentação liquida, a perda de peso é bastante grande nestas duas semanas, devendo-se introduzir o uso de complementos nutricionais específicos para evitar carências de vitaminas e de minerais. A orientação nutricional deverá ser iniciada pelo médico e nutricionista já no hospital, antes da alta hospitalar.

2º fase – fase da evolução de consistência: de acordo com a tolerância e as necessidades individuais, a alimentação vai evoluindo de liquida para pastosa com a introdução de preparações liquidificadas, cremes e papinhas ralas. A evolução de cada paciente é variável de forma que a escolha de cada alimento deve ser acompanhada cuidadosamente para evitar desconforto digestivo como dor, náuseas e vômitos, esta fase tem um tempo de duração diferente para cada indivíduo porém, em média, dura em torno de 02 semanas.

3º fase – fase da seleção qualitativa e mastigação exaustiva: passado o primeiro mês após a cirurgia, inicia-se uma fase onde a seleção dos alimentos é de fundamental importância pois, considerando que as quantidades ingeridas diariamente continuam muito pequenas, deve-se dar preferência aos alimentos mais nutritivos escolhendo fontes diárias de ferro, cálcio e vitaminas. O paciente deverá receber um treinamento para reconhecer quais são os alimentos mais ricos neste nutrientes de forma a ficar mais independente para escolher as principais fontes de minerais e vitaminas encontradas nas suas refeições diárias. Como a alimentação passa a ser mais consistente deve-se mastigar exaustivamente. A duração desta fase também varia individualmente e dura em média 01 mês.

4º fase – fase da otimização da dieta: nesta fase a alimentação vai evoluindo gradativamente para uma consistência cada vez mais próxima do ideal para uma nutrição satisfatória. Geralmente, esta fase ocorre a partir do 3º mês após a cirurgia quando, quase todos os alimentos começam a ser introduzidos na alimentação diária. O cuidado com a escolha dos alimentos nutritivos deve continuar pois, as quantidades ingeridas diariamente continuam pequenas. Nesta fase o paciente pode ser capaz de selecionar os alimentos que lhe tragam mais conforto, satisfação e qualidade nutricional. Somente não são tolerados alimentos muito fibrosos e consistentes.

5º fase – fase da adaptação final e independência alimentar: esta fase deve acompanhar o paciente a partir do 4º mês e , como nas fases anteriores, também evolui de acordo com as características individuais podendo iniciar-se um pouco antes ou um pouco depois do 4º mês. A partir desta fase, um acompanhamento periódico faz-se necessário somente para o acompanhamento da evolução de peso e levantamento de informações para identificar se existem carências nutricionais como, por exemplo, a anemia. O paciente já tem bastante segurança na escolha dos alimentos e está apto a compreender quais são os alimentos ricos em proteínas, glicídios e lipídios, cálcio, ferro, vitamina A, vitamina C, folatos além de outras propriedades nutricionais.

ALGUNS ASPECTOS IMPORTANTES


O CONSUMO DE LÍQUIDOS. A rápida perda de peso leva a uma aumento transitório dos níveis de ácido úrico na circulação. Quando a hidratação não é suficiente poderá haver formação de litíase renal (pedra nos rins). Por este motivo o consumo de líquidos deve ser monitorado para evitar que a urina fique muito concentrada.

Mesmo sem sede deve-se então consumir líquidos?
Sem dúvida. O consumo de líquidos deve ser constante, independente da sede.

A ESCOLHA DE ALIMENTOS RICOS EM FERRO. Dentre os alimentos mais fibrosos e de aceitação mais tardia está a carne vermelha. Enquanto ela não for introduzida na alimentação, o nutricionista deverá orientar o paciente sobre outras fontes de ferro presentes na alimentação.

Deve-se escolher alimentos fontes de ferro para consumo todos os dias?
Sim. O consumo de alimentos riscos em ferro deve ser constante, principalmente se não for possível consumir carne vermelha.

A INTOLERÂNCIA AO AÇÚCAR. O consumo de alimentos açucarados deve ser evitado por dois motivos: 1º porque o valor calórico é elevado e 2º, dependendo da técnica cirúrgica, poderá haver Síndrome de dumping. Uma avaliação da tolerância ao açúcar poderá ser feita desde que acompanhada cuidadosamente pelo nutricionista.

Mesmo o consumo de uma pequena quantidade de açúcar pode levar à Síndrome de Dumping?
No caso da cirurgia de Capella sim. Apesar de nem sempre ser assim, às vezes o consumo de 01 bala pode desencadear o processo.

O RITMO DE EMAGRECIMENTO. A perda de peso é muito intensa principalmente durante as duas primeiras semanas após a cirurgia. O ritmo acelerado de emagrecimento continua a ser observado até o terceiro mês e , a partir de então, passa a ser mais lento. Este é um processo natural de adaptação fisiológica que faz com que o organismo passe a gastar menos energia diariamente para evitar que a perda de peso rápida e permanente leve à desnutrição e aos conseqüentes riscos à saúde como a queda da resistência à infecções, desmineralização óssea, dentre outros.

Há alguma maneira de melhorar o ritmo de perda de peso nesta fase?
A melhor forma é a atividade física regular. O exercício faz com que o organismo gaste mais energia, o que ajuda a perder peso, além de trazer uma sensação de bem estar e relaxamento. Entretanto, deve-se procurar orientação médica para a avaliação do momento adequado para iniciar o exercício e também para a escolha do melhor tipo de atividade a ser realizada.

Não seria interessante também voltar a fazer dieta líquida como nas duas primeiras semanas após a cirurgia?
Não. Este tipo de prática nesta fase pode debilitar seriamente o organismo.

A NECESSIDADE DO USO DE COMPLEMENTOS DE MINERAIS E DE VITAMINAS. Toda vez que as calorias da dieta são inferiores a 1250 Kcal ao dia é necessário complementar vitaminas e minerais. No caso da cirurgia bariátrica, o valor calórico da alimentação se aproxima de 350 kcal nas primeiras semanas e continua inferior a 1250 kcal no mínimo até o sexto mês após o inicio do tratamento. Principalmente durante este período, a complementação é indispensável.

Os complementos podem engordar?
Não. Vitaminas e minerais não produzem calorias.

Que alimentos poderiam prejudicar a perda de peso?
Um consumo excessivo semelhante ao anterior à cirurgia não ocorre porque o estômago não pode receber quantidade elevadas de alimentos. Entretanto, a alimentação em pequenas quantidades pode ter um valor calórico alto quando é rica em lipídios (gorduras). Toda gordura tem um valor calórico elevado independente da fonte (óleo, azeite, margarina, manteiga) por isto é sempre recomendável evitar o consumo habitual de receitas que levem gordura na sua preparação.

Nutricionista - Renata Valentini

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Final de semana

Olá amigas,
meu final de semana foi bom d+
Fui a Nova Friburgo
até que não estava tão frio quanto eu esperava
Resisti a todas as comidinhas deliciosas feitas pela Tia Nidi
Olha que são muito gostosas! rs
Caminhei num parque lindo com cachoeira.
O melhor de tudo, me pesei hoje e
joguei fora mais 1 kg. EBAAA!
Agora só falta o Brasil fazer um jogão hoje
pra ficar tudo perfeito...rs
Bjs e fiquem com Deus.

quinta-feira, 24 de junho de 2010

Viagem e neuras...

Neste fim de semana meu marido estará de folga
resolveu que iremos à Nova Friburgo visitar a
família dele. Eu AMO Friba, a casa onde ficamos,
da tia dele, é uma delícia, a família um amor...
Mas, tô aqui imaginando o frio que vou passar lá.
Mesmo assim irei, faz tempo que não faço nenhuma
viagenzinha e vou aproveitar a oportunidade...rs

Não estou satisfeita com minha perda de peso,
estou fazendo tudo direitinho conforme a nutri
orientou. Já li o relato de algumas gastroplastizadas
reclamando a mesma coisa. Não entalo com nadinha,
não vomito, como relativamente rápido e muito bem,
na minha opinião. Só acredito que operei mesmo
quando como um pedaço de carne mais rápido,
sem mastigar direito e sinto uma dorzinha enjoada
que logo passa...
Morro de medo de ter passado por isso tudo e
não conseguir alcançar minha meta.

Alguém aí já passou por isso?

Antes de operar estava pesando: 107kg
Na consulta de 1 mês: 95kg

Sei que vcs vão dizer que a perda de peso foi boa,
mas 10 kgs foram-se nos primeiros 15 dias.
Depois de mais duas semanas foram-se apenas 2kg.
Por isso acho que de repente ficou muito lento.

Bjs e fiquem com Deus.

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Novo cardápio (1 mês)

Desjejum
-1 xícara de café com leite desnatado
-3 bolachas de água e sal ou 1/2 pão francês sem miolo
-1 fatia de queijo minas

Colação
-1/2 porção de fruta

Almoço
-2 colheres de arroz
-3 colheres de feijão
-1 pedaço (80 a 100g) de peixe ou frango ou carne (cozido, assado ou grelhado)
-2 colheres de vegetais A ou B (segundo lista recebida)
Após 1 hora, sobremesa - gelatina diet

Lanche
-200ml de iogurte light
-1 fatia de queijo minas
(ou substituições permitidas na lista recebida)

Jantar
2 colheres de salada de vegetais
2 rodelas de batata cozida
1 pedaço pequeno de filé de frango grelhado
Após 1 hora, sobremesa - 1/2 porção de fruta

Ceia
-1 xícara de chá de ervas verdes
-2 bolachas de água e sal
-2 colheres de pasta de ricota ou requeijão light

*Ingerir água nos intervalos.

Minhas considerações:
1-Fiquei feliz pois poderei substituir algumas coisas
por outras que gosto mais.
2-Não tenho costume de comer depois do jantar,
então geralmente não como a ceia.
3-Preciso urgentemente arrumar uma academia
e fazer exercícios.
4-A Nutri me deu a dica de sempre colocar um gomo de laranja
no canto do prato e comer após a refeição, assim o ferro
dos alimentos é melhor aproveitado pelo organismo.

Beijos e fiquem com Deus.

terça-feira, 22 de junho de 2010

Consulta de 1 mês de cirurgia

Hoje fui à consulta com Dr Octávio Falcão
enquanto chegava ao prédio da clínica o vi,
provavelmente chegando do almoço, conversando
com um amigo e FUMANDO! Nem acreditei que
aquele médico lindo que fala tanto de saúde e em
cuidar do próprio corpo estava se envenenando com
cigarro. Na hora fiquei com vontade de chegar perto
dele e falar: -Bonito, hein!
Mas achei melhor deixar pra lá, quem sou eu pra
julgar o vício dos outros, né?
Bom, vamos ao que interessa:
-Os resultados dos meus exames estavam muito bons,
segundo ele as alterações em TGO e TGP são pq meu
fígado está se recuperando da esteatose, pra não
me preocupar com isso.
-Em 10 dias foram 2 kgs jogados fora.
Eu, como sempre achei pouco, mas ele disse que
está dentro do previsto.
-Amanhã tenho consulta com a Nutri, minha dieta vai
mudar novamente. Tô curiosa pra saber o que vou
começar a comer...
(ô cabeça de gordo que só pensa em comida!!!)
-Dr Octavio insistiu pra que eu me matricule numa
hidroginástica. Eu retruquei, disse que tá muito frio,
mas ele sugeriu procurar uma com piscina aquecida,
me pegou, fiquei sem resposta...hahaha
-Comprei uma caixa de mini barrinhas de cereais
já prevendo que vou ser liberada pra comer isso,
eita ansiedade...rs
Da última vez que estive na Nutri, conheci uma operada
há uns 6 meses que não conseguiu sair da casa dos 80 kgs,
ela abriu a bolsa e mostrou a quantidade de chocolates que
havia dentro. Tava explicado o motivo de não conseguir emagrecer.
Bateu medo de fazer isso tb...
Por hoje é só, amanhã conto minha nova dieta.
Beijos e fiquem com Deus.

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Dia de perícia

Olá amigas, hoje fui na perícia do meu trabalho
confirmar quantos dias ficarei em casa,
estava torcendo pra não cair com uma médica
que tem lá, super mal humorada e grossa...
Ainda bem que minha consulta foi com um
médico muito fofo, super simpático e tranquilo.
Achou muito pouco apenas 1 mês pra eu ficar em casa
disse que esta cirurgia é grande e eu precisava
de mais tempo.
Conclusão: me deu mais 10 dias pra juntar com minhas férias
que serão em julho. Ou seja, só volto a trabalhar
em agosto. Claro que adorei ficar mais tempo em casa,
mas quando estive no meu setor pra ver os colegas de trabalho
me deu um aperto no coração, vontade de voltar logo
a minha rotina. Gente, fiquei com saudades do hospital...rs


Nas festas que fui no final de semana, abusei, sei que não
deveria, que fiz errado, mas dei umas mordidinhas numa
coisa ou outra, tudo muito pouco, com medo, mas no
final comi um docinho e, pior, não senti nada!
Se tivesse feito mal eu não faria o mesmo no domingo,
mais um docinho no final da festa. Mas, a dieta continua...rs


Tirei uma foto pra vcs verem a diferença, foi só de rosto, pq
acho que de corpo ainda não mudei muito.
Depois vcs me dizem se viram muita diferença, pq eu não vejo
quase nenhuma...rs
Bjs e fiquem com Deus.



                                                       

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Resultados de exames

Hoje peguei o resultado dos exames de sangue que
Dr Octávio pediu. Foram tantos vidros que saí de
lá me sentindo fraca...rs
Mas, enfim, acho que tá tudo ok.
Meu Hematócrito baixou um pouquinho
mas não foi muito. O valor normal é de 36 a 46%
O meu ficou em 35,9%. Pra quem sempre sofreu
com anemia, até que tá muito bom e eu ainda
não tinha iniciado o Neutrofer.
Fiquei um pouco encucada com a Transaminase
tanto a Oxalacética quanto a Piruvica estão alteradas.
Pode ser apenas um erro do laboratório mas quando mostrar
ao médico ele vai me orientar melhor.

Tenho duas festas no final de semana.
Um aniversário de 15 anos no sábado e uma festa infantil
no domingo. Nem sei o que vou fazer, já estou comendo
muitas coisas, mas em festas é tudo muito doce ou gorduroso...
Nunca fui numa festa levando lanchinho de casa...
Hahaha essa vai ser boa...
Beijos a todas, um ótimo fim de semana e
fiquem com Deus.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Sumida

Olá amigas, sei que ando em falta nos posts.
Estou chateada, não é nada com a cirurgia,
estou super bem e me recuperando rápido,
mas não aguento mais ficar em casa.
Já estou fazendo as tarefas de dona de casa
que não são poucas. Mas depois disso
fico sem saber o que fazer...
Esta semana vou começar a caminhar com
o marido, vamos comprar um tênis
pra mim e começar amanhã mesmo...
Quem sabe assim não me sinto melhor, né?
Minha licença no trabalho está terminando, mas em julho
estarei de férias, ou seja, mais um mês de ociosidade.
Ai ai ai...
Minhas saídas eram sempre relacionadas a comida
vcs sabem bem do que estou falando, né?
Agora fico perdida, preciso encontrar opções
que não incluam comilanças... rs
Bjs e fiquem com Deus.

domingo, 13 de junho de 2010

Selinho da Lud.


- Colar o selinho no seu blog

- Linkar quem te indicou o selinho e dizer o que você acha dessa pessoa.
Ganhei este selinho da Lud. Ela me inspira por ser uma vencedora, está a cada dia mais linda após
a gastroplastia e continua postando as etapas de suas vitórias para nos ajudar a continuar nesta luta.

- Enviar para 10 amigas que tanto elas como os blogs te inspiram:
Não são só 10 que me inspiram, todas que eu sigo me inspiram muito, então indico todos os Blogs
de amigas que eu sigo e amo de paixão!

Será que estou emagrecendo?

Ando meio cismada com isso
quando me peso na balança de casa
não vejo diferença nenhuma.
Acho que consigo me alimentar
bem até demais. Consigo comer uma refeição
inteira(a que a nutri passou, claro) sem nenhum
problema e relativamente rápido.
No final até me sinto cheia, mas como sem
entalos como vejo muita gente falando
que sente.
Não estou colocando arroz nem macarrão
que foram permitidos, só estou comendo
purê de legumes, caldo de feijão e carne.
Alguém já se sentiu assim?
Será que é cisma da minha cabeça?
Tô cheia de dúvidas.
Minha próxima consulta com a nutri
será quando completar 1 mês, ou seja,
dia 20/06.
Bjs e fiquem com Deus.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Minha primeira refeição pós gastro.

Gente, me senti num verdadeiro banquete... rs
Parece brincadeira, mas quem já operou sabe bem
do que estou falando. Depois de 20 dias só
tomando líquidos, foi uma festa...
Foi difícil comer toda a refeição.
Tive que comer bem devagar e parando pra
esperar descer... rs
Mesmo assim foi bom demais...
Comi uma fatia de pão de forma light no café da manhã,
tive que tirar a casca, quando olhei pensei:
- Isso não vai me satisfazer mesmo!
(cabeça de gordo ainda)
Como estava enganada, ao final eu estava me sentindo
pesada de tanto comer...rs
Daqui a pouco isso já não vai mais ser novidade pra
mim, mas hoje tudo foi novidade...
Beijos e fiquem com Deus.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Nova fase, novo cardápio:

Estive hoje na nutri, ela elogiou minha perda de peso e me passou o novo cardápio.
Fiquei tão feliz!!! Vou começar amanhã e tô achando que vai ser delicioso...rs

Desjejum:
Café com leite desnatado ou iogurte light (1/2 xícara de chá)
Bolacha de água e sal (2 unidades) ou Pão de forma light (1 fatia)
Cream cheese light ou requeijão light (2 colheres de chá rasas)

Colação:
Papa de mamão ou banana amassada ou cozida ou
maçã raspada ou cozida ou pera raspada (4 colheres de sopa rasas)

Almoço:
Arroz papa ou purê de batatas ou macarrão (2 colheres de sopa)
Caldo de feijão (1 colher de sopa)
Peixe ou frango ou carne moídos (3 colheres de sopa)
Purê de legumes - cenoura ou abóbora ou chuchu ou beterraba, etc (1 colher de sopa)
Sobremesa - após 1 hora do almoço - gelatina ou flan diet ou papa de fruta (5 colheres de sopa)

Lanche 1:
Iogurte light (1 copo)

Jantar:
Purê de batatas (2 colheres de sopa)
Caldo de feijão (1 colher de sopa)
Carne moída (3 colheres de sopa)
Sobremesa - após 1 hora do jantar - maçã raspada (1/2 unidade sem casca)

Lanche 2:
Suco de laranja com mamão (1 copo)

OBS: ingerir água nos intervalos.

Beijos e fiquem com Deus.

Meu primeiro selinho:

Ganhei este selinho lindo da amiga blogueira Fau.

REGRAS:
1. Oferecer o selo a 10 amigas blogueiras
Deixo o selinho aqui pra todas as amigas que quiserem, sou péssima pra escolher, então,
sintam-se à vontade pra pegar o seu, ok?


2. Avisá – las
Não preciso avisar porque cada uma vai pegar o seu.

3. Dizer por que seu blog é apaixonante:
Bom, espero que as minhas experiências de vida e principalmente neste momento, sobre a cirurgia bariátrica,
sejam de alguma ajuda pra quem ainda vai passar por isso. Acho super importante essa troca de idéias.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Retirada dos pontos

Hoje fui ao médico pra tirar os pontos
Ele não mudou minha dieta, deixou isso
por conta da nutri e, por isso, terei que
voltar lá amanhã... é loooonge! Mas eu vou,
não vejo a hora de mastigar e ele me
garantiu que já vou ser liberada pra isso.
Yupiiiiii!!!!!!!!! rs
Perguntei se já podia dirigir. Só depois
que estiver comendo, ou seja, depois de amanhã!
Vou começar a tomar o Centrum e o Neutrofer 300mg.
Semana que vem posso começar hidroginastica, mas com
esse frio, vou começar pela caminhada mesmo... rs
Joguei um verde e acho que vou ganhar um tênis novo
no dia dos namorados...rs
Esta semana foram apenas 1,2 kgs off, achei pouco.
Dr Octavio perguntou:
-Quando foi que vc perdeu
mais de 1 kg em uma semana sem sentir fome?
Nunca!!! Então tá bom, né? rs
Bom, é isso.
Bjs e fiquem com Deus.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Feriadão

Passei o feriadão todo em casa
tava fazendo muito frio.
Só na sexta feira fui ao aniversário do
filho da minha prima, mas levei minha garrafinha
de Gatorade e fiquei só olhando todos comendo.
Muito chato isso, já decidi  que só vou
sair pra lugares em que todos estarão
comendo quando eu tb puder, nem que seja
uma provinha de cada.
Amanhã vou tirar os pontos, acho que
Dr Octavio vai mudar minha dieta
afinal, na quarta feira faço 20 dias de operada.
Tomara, já tô enjoada dos liquidos.
Bjs e fiquem com Deus.

sábado, 5 de junho de 2010

Água

Tenho enfrentado um problema pra beber água.
Ela não desce bem, não sei porque.
Logo eu que sempre adorei beber água.
Na terça feira vou perguntar ao médico o motivo.
Todos os outros líquidos que bebo descem muito bem,
até demais, não sinto nada e por isso, acabo
até tomando mais rápido do que deveria.
Mas a água, não!
Por mais devagar que eu beba, ela desce mal,
sinto uma dorzinha muito chata e preciso parar
e respirar fundo pra passar.
Alguém já sentiu isso?
Bjs e fiquem com Deus.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Que frio é esse???

Gente, que frio é esse?
Será que é verdade que "gastroplacs"(termo inventado pelo
Sérgio da comunidade do Orkut) sentem mais frio?
Minha irmã é uma gastroplac há 5 anos e depois da
cirurgia sempre reclama do frio, acho que estou ficando igual...rs
Sempre fui muito calorenta, detestava casaco e meias. Pra dormir apenas
um edredon e já sentia calor pela madrugada...
Estas últimas noites tenho dormido de calça, casaco e meias,
além de cobertor + duas cobertas por cima. KKKKKKKKKKK

Continuo com minha alimentação rotineira: água de coco, Gatorade, sucos, caldos de sopa e de feijão. Do mesmo jeito que contava os dias pra tirar o dreno, agora tô contando pra mudar a alimentação. Já estou enjoada disso tudo. Quero mastigar!
Pelo que perguntei, já com 20 dias vai ser liberado alguma coisinha diferente, não sei se já é comida sólida, mas se for alimento pastoso já fico feliz...rs
Beijos e fiquem com Deus.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Primeira consulta

Ontem fui a primeira consulta com Dr Octavio após a cirurgia,
ele retirou o dreno, confesso que estava morrendo me medo
de sentir dor. Como o local já estava dolorido, eu esperava uma
dor daquelas... Ele começou a mexer e disse: -Posso puxar?
Eu disse que sim e ele riu e falou que já havia puxado e eu nem
senti... Não senti nadinha, ainda bem!

Quando me pesei, fiquei feliz, 10kgs off!!!
Nossa, nunca consegui uma perda de peso
assim, bendita cirurgia...rs

Ontem ainda cheguei em casa meio dolorida
peguei engarrafamento pra ir à clínica e passei
muito tempo sentada no carro. Quando cheguei em
casa só queria me agasalhar e dormir.
Gente, que frio foi aquele de ontem???
Por isso que eu digo: -Carioca não aguenta muito frio...rs

Bjs e fiquem com Deus.